BRASIL

O presidente norte americano, com a sutileza que lhe é peculiar, está, com uma singela carta e alguns decretos, prestando alguns favores à sociedade brasileira.
O primeiro é deixar claro que nossa extrema direita é entreguista e não tem real amor pelo Brasil, apenas por seu projeto político-ideológico e privilégios de seu grupo.
Outro favor é identificar a extrema direita com clareza. Quem não saltou imediatamente, sem pestanejar, em defesa dos interesses pátrios faz parte deste projeto e desta posição política. Foi possível, finalmente, separar os governadores e parlamentares fiéis ao Brasil e os que não são.
Por fim, outro favor importante, foi criar a possibilidade de uma grande união nacional, ainda que temporária (já basta) em defesa de nossas instituições, em especial o judiciário e, sobretudo, em torno de nossas riquezas no campo e na cidade.
Independente do que aconteça nos próximos meses, dada a profundidade e a gravidade da ameaça real sofrida pelo Brasil, o comportamento de nossas lideranças na última semana deve ficar registrado e deve pautar o diálogo e as negociações políticas nacionais daqui para frente.
É na hora da real ameaça externa que se conhece o valor de cada um.
No 14 de julho, sugiro fortemente que se releia um pouco sobre a República de Vichy, a linha Maginot e o que significa ser patriota.
Brasil!!

Valter Caldana

This entry was posted in cotidiano. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta