O lugar do Lugar
Valter Caldana
Texto para download >> O lugar do Lugar
Leitura auxiliar para a mesa redonda ” O lugar do Lugar em Brasília”
com Carlos Guilherme Mota e Valter Caldana na terça-feira, 16/09/2014
12:15h no saguão do prédio 09
………
A evocação do lugar remete de imediato a conceitos como espaço, região, local, posição, paisagem, identidade, território, endereço, contexto, posse, percepção.
Interessa aqui, particularmente, discutir a relação entre espaço e lugar, suas definições e sua importância no processo de elaboração do projeto de arquitetura.
Sendo o primeiro, o espaço, tradicionalmente aceito como afeto à Arquitetura e seu protagonista, é o segundo, o lugar, aqui o objeto da investigação.
Não raro espaço e lugar são palavras utilizadas como sinônimos, uma em substituição à outra quando em acepções mais rigorosas se poderia dizer que são, de modo geral, complementares e qualificadoras entre si.
Se no campo da Arquitetura e Urbanismo se tem a clara noção do espaço como protagonista da ação, agente e paciente do e no trabalho do arquiteto, ao lugar nem sempre é dada a importância que tem neste processo.
Sobretudo num momento histórico de hipervalorização do gesto como elemento gerador do projeto e da imagem como paradigma de valor e qualidade. Uma hipervalorização do gesto e da imagem que é fruto direto da descontextualização necessária à globalização e à mundialização dos processos de produção e consumo.
Para o arquiteto, do conhecimento e do reconhecimento do lugar será possível extrair elementos relacionados à realidade em que se pretende intervir e transformar através de informações relativas à sua situação, sua história, sua evolução, que comporão um repertório com características mais específicas e menos generalizantes.
É neste conhecimento e reconhecimento do lugar que questões contemporâneas do maior significado e que vão da preservação do patrimônio histórico e cultural ao consumo energético dos sistemas construtivos, da natureza dos materiais e seus significados às relações sociais e econômicas impostas pela nova ordem econômica mundial, entre outras, são incorporadas ao trabalho do arquiteto. Isto sem falar das necessárias relações entre o ambiente construído e o meio ambiente.
A reflexão e o exercício aqui apresentados são parte integrante dos estudos elaborados para elaboração da tese de doutoramento Projeto de Arquitetura: caminhos, apresentada à FAUUSP em 2005 sob a orientação de Joaquim Guedes e que trata das relações existentes entre a pesquisa em projeto de arquitetura, seus processos de elaboração, suas metodologias, suas práticas e seu ensino.
Texto para download >>> O lugar do Lugar