Avançando para o passado II

A primeira campanha eleitoral que me lembro de ter participado com minhas pernas e não no colo de meus pais (tadinhos…) foi para o Senador Orestes Quércia.

De lá para cá tanta água rolou… vitórias, derrotas. Mas o saldo era extremamente positivo. Sempre me senti parte de uma geração vitoriosa.

Se comparássemos o Brasil de 1974 com o de 2014, tínhamos tudo para nos orgulharmos, pensava eu, apesar de consciente de ‘uns probleminhas’ de infra estrutura, talvez os dois principais deles a equivocada opção pelo ensino superior privado no governo FHC e a falta de uma política de desenvolvimento industrial consistente, sobretudo no governo Lula (que, por sua vez, também não reverteu completamente a opção do governo anterior na educação).

Mas, seja como for, uma ou duas gerações vitoriosas.
Pleno emprego, país trabalhando, todos com seus projetos pessoais em marcha, país bem posicionado e respeitado internacionalmente, resgate da dívida social em andamento com vitórias expressivas em especial contra a fome e na criação de baixos circuitos solidários de criação de emprego e renda, fundamentais para o resgate da dignidade e da cidadania.

Pois bem, a grande lição disso tudo, que se sacramentou ontem com a votação, em silêncio, pelo senado federal do fim das garantias sociais mínimas aos mais pobres e mais frágeis, é que nunca subestime a força da soma dos interesses pessoais e individuais contra os interesses coletivos.

A soma dos interesses pessoais e individuais sempre vence, e exerce seu poder como puder até levar o sistema à exaustão, com suas práticas extrativistas.

Cria-se, então, um hiato de resgate e recomposição para, em seguida, retomar o curso natural das coisas, a lei da selva, onde manda (e janta) o mais forte.

Tudo isto, todo este mimimi para dizer que, juro, não esperava ver o desmonte de 40 anos de trabalho, de pelo menos duas ou mesmo três gerações, se liquefazerem em apenas três anos…

Não vai ter copa!

Valter Caldana

This entry was posted in cotidiano and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta