Perdendo oportunidades

PERDENDO OPORTUNIDADES DELIBERADAMENTE
Ou, o cavalo até passa várias vezes mas perdê-lo é um vício.
.
Matéria interessante que trata do concurso bairroNovo. (leia aqui)

Tive a honra e o inenarrável orgulho de ser o arquiteto consultor deste concurso (quem basicamente formula a ‘pergunta’, organiza a ‘encomenda’ e define as regras que orientam as respostas), com o apoio de uma excelente equipe da Sempla+Emurb sob a liderança de Jorge Wilheim.

Para além do que já foi colocado na matéria, vale a pena acrescentar algumas coisas bacanas que mostram como o abandono do projeto vencedor pela prefeitura foi uma, mais uma, enorme perda de oportunidade para a cidade.

Aliás, perda de oportunidade só comparável à que se avizinha com a venda do Complexo Anhembi para a realização de um ou dois empreendimentos como os que foram feitos ali na Barra Funda.

Além da solicitação do aumento da densidade, destaco que ali foi a primeira vez que se solicitou a proposição de implantação de Habitação de Interesse Social não demarcada, não guetificada, diluída naturalmente no tecido urbano em pleno convívio com a cidade de uso misto não apenas funcional mas também sócio econômico e cultural.

Também se solicitava ali a construção do terminal da linha aeroporto de Cumbica, indiscutivelmente o melhor ponto para a chegada do aeroporto na cidade e ligação com Congonhas. Esta proposta foi substituída pelo projeto que está agora em construção, o monstrotrilho que não chega no terminal 3.

Também inovava ao prever a transposição da linha férrea, superando-a enquanto barreira e interligando Sumaré, Pompeia e Perdizes ao banhado do Tietê e à marginal.
Previa, ainda, a execução do novo bairro concomitantemente à implantação do projeto de macro e micro drenagem, cujas diretrizes deveriam estar presentes nas propostas apresentadas.

Importante elemento presente no projeto vencedor, a clara interpretação de como fazer com que a implantação do novo bairro pudesse ser feita de modo pulverizado, acessível ao médio e até mesmo ao pequeno investidor e às médias e até mesmo pequenas construtoras, superando a necessidade preliminar de mega investimentos e enorme quantidade de capital. Capitalismo na sua essência, empreendedorismo e concorrência. Capitalismo na veia!

Por fim, aos mais curiosos, vale a pena conhecer os excelentes trabalhos apresentados, em especial o brilhante trabalho vencedor e também o segundo colocado, não menos importante.

Aliás, conhecer os dois projetos será bem didático para quem ainda está com dificuldade de entender a diferença e a relação existente entre densidade, altura de edifícios, espaços públicos e qualidade de vida urbana. Além de Plano de Bairro e Projeto Local.

Valter Caldana

This entry was posted in cotidiano. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta