Sem limites

ou como é bom ver o tempo passar

35 anos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesp de Bauru

Chegar à Bauru junto com a UNESP, em 1988, e ter vivido intensamente a oportunidade de participar da montagem deste Curso de Arquitetura e Urbanismo, foi uma das mais importantes e marcantes experiências de minha vida profissional. Foram anos de plenitude.

Ali, onde por um período coordenei o TGI e fui vice-coordenador de curso, pude conviver com um time de ‘moleques e molecas’ desabusados, destemidos, idealistas ao extremo e absurdamente trabalhador, antenado com o que de mais avançado acontecia pelo Brasil e pelo mundo em busca da melhor maneira de ensinar arquitetura e urbanismo.

Uma equipe de dezoito professores e a Jane, única e heroica funcionária, aprendendo a lidar com a pesada burocracia e complexas rotinas administrativas de uma Universidade Pública.Pude conviver, também, com alunos curiosos,cheios de vontade e corajosos, pouco mais novos que a maioria de seus professores e com a vastidão de um mundo sem limites à sua frente.

Ler esta notícia me enche de emoção e lembranças e, por isso, não posso deixar de lembrar o amigo Kleber Pinto Silva, que nos deixou. E de uma das mais vastas culturas arquitetônicas com quem já convivi, o exímio desenhista José Cláudio Gomes.

E, também, de registrar a admiração e o carinho pelo nosso grande mestre, líder e chefe, o mais moleque de todos no alto da sensatez e sabedoria de seus quase 70 anos, Luiz Gastão de Castro Lima. Gastão, que já fora professor da FAU, passara pela criação da ECA, por São Carlos e lá estava mais animado do que todos nós, criando seu terceiro curso, era o conservador mais revolucionário que já conheci. Dava nó nas palavras, não se alterava jamais e tinha uma paciência…

Fica aqui a minha homenagem e gratidão aos colegas e aos alunos daquele período tão intenso e os parabéns aos atuais professores, alunos e funcionários do curso.

Sucesso!!

Valter Caldana

This entry was posted in cotidiano. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta