Mais um predinho

Prefeitura cogita fazer
habitação no Paissandu.

A prefeitura está cogitando construir um edifício residencial no terreno onde ficava o edifício Wilton Paes de Almeida, que um trágico incêndio derrubou há algum tempo, inclusive provocando mortes.

Sobre esta ideia vou repetir o que eu disse a uma repórter na ocasião da tragédia sobre o futuro do terreno.

Ali deveria ser feito um concurso internacional para a construção de uma praça memorial que marcasse o evento e, acima de tudo, marcasse uma refundação das políticas públicas municipais com relação à questão da habitação na cidade de São Paulo. Um exemplo é a praça construída em frente ao aeroporto de Congonhas.

Se na praça memorial do centro houvesse alguma edificação, que fosse singela e servisse para organizar um programa simbólico como algum tipo de abrigo para atividades coletivas em geral marginalizadas, que fosse sem portas e sem controles rígidos de acesso e uso.

Construir ali um edifício, habitacional que seja, é a solução mais óbvia e, infelizmente, a mais naturalizadora da tragédia posto que condenando-a ao esquecimento e portanto à insignificância. Vale destacar que a mesma só é realmente lembrada, ainda, pela presença do terreno vazio e seus tapumes.

Além disso, a meu ver, um edifício residencial ali criará três outros problemas correlatos.

Por um lado a demora… Haverá problemas de verba, orçamento, licitação, etc e tal, pela monta dos valores envolvidos na construção de um edifício novinho em terreno tão valioso. Acabará caindo nos caminhos e descaminhos habituais de nossa máquina administrativa. E o esquecimento e a cesta sessão acabarão sendo o destino do esforço, da memória e do projeto.

Por outro lado, talvez menos candente, acabará sendo um desmerecimento ao belíssimo edifício que ali existia e sua importância na história da arquitetura paulistana, pois soará sempre como uma contrafação. Vide o “ground zero” (que expusemos na nonaBia) e a nova torre em Manhattan.

E, por fim, bem forte em termos simbólicos, seria uma espécie de desrespeito à memória da luta por moradia, na medida em que seria impossível se chegar à uma conclusão justa e plenamente aceitável sobre quais critérios utilizar para indicar quais seriam as famílias a ocupar as unidades.

Mas, como não vivemos em tempos salomônicos, se alguém conseguir fazer ali um bom predinho já sairemos todos ganhando.

Valter Caldana

This entry was posted in cotidiano. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta