HOJE

O prefeito anunciou a compra de muitos, dezenas de caminhões movidos a algo verde para transportar lixo na cidade. Isto é ótimo!!
Ainda não entendi se compramos, pagamos e demos para as empresas ou se elas compraram, pagaram e convidaram o prefeito para a festa de inauguração, o que seria muito bacana e elegante. Mas l, não é o assunto aqui.
O assunto é que no dia seguinte à festa dos caminhões a Câmara aprovou o desmatamento de uma área significativa, com 10.000 árvores, das quais 1.000 da mata atlântica (a se ver, pois estas devem ser protegidas, etc…) mas, pior, autoriza a instalação ali de um incinerador de lixo. Aí sim, um baita problemão. Mais uma vez, soluções do século XIX e século XX para problemas do século XXI e século XXII¹.
Alguns vereadores entrevistados, inclusive os do PT que votam com o prefeito, dizem que votaram a favor por ser projeto do interesse dele.
Aí fica a pergunta simples. Quanto os caminhões vão economizar do meu pulmão e quanto o incinerador vai consumir.
Porque, novesfora, pagar, nós vamos pagar em dinheiro vivo as duas contas.
….
¹ Ah! Lembrando aqui que o problema do colapso do lixo tem ao menos 30 anos e foi objeto de uma ação estabanada de uma prefeita que até ganhou uma alcunha por isso.
Por isso vale lembrar, também, que já estamos administrando problemas do século XXII pois um incinerador deve levar uns cinco anos para entrar em plena operação, deve ter uma vida útil de uns sessenta, então vai colapsar, se tudo for bem feito agora e tiver uma manutenção razoável, em 2090.
Mais uns dez a quinze anos de blablablá da turma (o pessoal vai ser mais eficaz no final deste século) e… bingo! Estaremos em 2105!
Hoje.

Valter Caldana

This entry was posted in cotidiano. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta