A Folha de São Paulo publicou hoje o tamanho das bancadas privadas no Congresso Nacional. [leia a notícia]
Bancadas privadas são aquelas formadas por deputados e senadores eleitos com o financiamento, lícito e legal, de suas campanhas feitos por empresas ou grupos econômicos, todos eles com fortes e diretos interesses em decisões de governo.
É assustador. Algumas bancadas, como a do bife, a do bradesco e a do itau são maiores que as bancadas de vários partidos! Isto é uma distorção e uma perversão dramática do sistema político-parlamentar representativo.
Por isso a questão é
CONSTITUINTE INDEPENDENTE** JÁ!
Reforma política é pouco, demorou, já não basta.
A falsa polarização entre PT e PSDB, com o PMDB mandando, vem debilitando nossas relações políticas assustadoramente, é verdade.
Mas o que dizer do judiciário e do próprio executivo?
Precisamos de um novo pacto, de uma nova combinação.
Precisamos de uma nova Constituição.
A esta altura, qualquer modificação que se faça sem a participação plena da sociedade será incompleta e de legitimidade frágil.
…
** Constituinte Independente quer dizer que ela é uma Assembleia soberana, na qual os deputados constituintes se elegem para este fim específico – escrever uma nova Constituição – e que funciona de forma independente do Congresso Nacional.
E os Constituintes devem renunciar a qualquer mandato ou cargo público durante os trabalhos da Assembleia. (De preferência, poderiam também assumir uma quarentena após a promulgação da Carta…)
Valter Caldana