Política x Economia

“EUA admitem dúvidas sobre plano do Irã”
“Eslováquia aprova novo fundo do Euro”
“Acusação de estupro contra Strauss-Kahn é arquivada em Paris”
“Mídia diz que Chile reprime cobertura de manifestações”

Estas são algumas das manchetes de hoje em um jornal de grande circulação, Folha de São Paulo, na seção MUNDO. São quatro exemplos de como a política vem influenciando diretamente o desempenho econômico no mundo de hoje. Exemplos de que a solução para a atual crise econômica mundial é muito mais política do que fazer valer a velha ortodoxia econômica dominante, ortodoxia esta que está destruindo o futuro de toda uma geração em alguns países europeus.

Parece que a participação do Irã no plano para assassinar o Embaixador saudita em Washington não é tão certa assim. Na verdade, já não se sabe nem se existe este plano realmente. Tal informação vem do próprio saudita que seria morto. Será que não é uma estratégia americana para desviar as atenções da turbulência econômica que vivem? Os americanos estão passando por grave crise econômica desde 2008. Crise esta perpetuada e até aumentada pela política irresponsável praticada por lá. Para os republicanos, o importante é afundar cada vez mais a economia americana (consequentemente mundial) para evitar a reeleição do presidente Obama. Vetam grande parte das propostas anti-crise da Casa Branca. Engessam o crescimento. Prejudicam milhões. Democracia é isso?…

E a Eslováquia então? Dos 17 países membros do Euro, é a menor economia de todas. Acontece que tem direito a veto. E este direito foi exercido há 3 dias não porque não concordavam com o plano econômico, mas sim porque a oposição de lá barganhou a aprovação (conquistada hoje) em troca da antecipação das eleições. Já imaginaram o prejuízo para a Europa e para o mundo se este plano não fosse aprovado? E tudo por conta da política interna de um país periférico. Taí outro exemplo de como a política vem minando o desempenho econômico.

E o caso do Strauss-Kahn? Alguém já se perguntou como pode um cidadão ter a prisão decretada apenas baseada nas declarações de uma suposta vítima com histórico de tráfico de drogas? Estamos falando do então provável candidato socialista à presidência da França. Candidato este que certamente sugeriria importantes mudanças econômicas na zona do Euro. Curioso…

E os estudantes no Chile? Por que ninguém fala que para adequar as reivindicações deles (estudo gratuito) há que se aumentarem os impostos? Palavrão em um país que namora o neoliberalismo.

Está na hora de os principais países mudarem a forma como fazem política. Antes que seja tarde demais. É melhor perder a mão que o braço.

This entry was posted in cotidiano and tagged . Bookmark the permalink.

2 Responses to Política x Economia

  1. izaias almada says:

    Salve Fabiano,
    destaco, em primeiro lugar, o seu modo elegante de se referir à midia atual, coisa que muitas vezes muitos de nós não nos preocupamos.
    Na atual etapa do capitalismo, em particular após a crise iniciada em 2008, penso que devemos lutar e reinvindicar uma politização da economia.
    Os números e as estatísticas, quaisquer que sejam, só estabelecem uma relação de causa e efeito, se forem pensados em termos de seres humanos.
    Nada do que produz o pensamento humano faz sentido se não for em benefício do próprio homem.
    Os EUA, por exemplo, já demonstraram à exaustão que se preocupam mais com os números do que com o homem e hoje começam a gozar de um descrédito internacional jamais visto.
    Espero que seja o começo de um rearranjo em que valores humanistas possam ser recuperados, apesar da resistência idiota do pensamento neoliberal.
    Abração.

Deixe uma resposta