Alô, alô rapaziada do asfalto.
O problema não é discutir apenas a velocidade.
A questão é lutar pela urbanização das marginais!
Que pode ser, também, a saída honrosa para o prefeito.
Então fica aqui mais uma proposta para o prefeito:
Encomende um belíssimo projeto de urbanização das marginais que, claro, implicará em diminuir as velocidades nas vias local e intermediária e, quem sabe, liberar a velocidade e pedagiar a via expressa.
Com isso teremos uma valorização monstruosa dos terrenos lindeiros às marginais, à base de milhões e milhões de metros quadrados, sendo que boa parte deles ainda são público$…
Sendo mais explícito, é um Fort Knox em terra para a cidade. Nossa caderneta de poupança deixada pela vovó…
Aí dá para entender por que não se pode vender o Anhembi terreno, apenas o Anhembi negócio… assim como outras grandes glebas e terrenos lindeiros, incluindo-se o ainda não totalmente nosso Ceagesp.
Como todos sabem, fui, com Luciano Fiaschi e Rosa Kliass, IAB e APAP, consultor de um belíssimo concurso de reestruturação das marginais na década de 1990. Pouquinha coisa dali foi aproveitada e o que foi aproveitado, na marginal pinheiros, e na tietê, é um sucesso…
E se fizéssemos uma segunda edição deste concurso?
Quem sabe um concurso internacional?
. Demolir o minhocão, fazer parque Lapa – Anhangabau
. Retirar terminais do centro, resgatar espaços públicos e simbólicos
. Investir na intermodalidade no transporte
. Urbanizar as marginais, dar proporção metropolitana à capital
. Reabrir córregos e criar os corredores verdes, oxigenar a cidade e resgatar sua história e sua geo-morfologia.
. Descentralização administrativa, aproximação governo-ciadão
. Projeto Local (Plano de Bairro) e PIU Cidadão, participação real da população e das associações e do pequeno e micro capital na construção da qualidade de vida urbana.
. E muita, muita educação e cultura.
Taí uma boa agenda… quem topa?
Acelera São Paulo. Vambora, vambora. Tá na hora, vambora, vambora…
Valter Caldana