Inocente ou “sabe de nada, inocente”?

Dá para acreditar na inocência dele?

Caríssimo… respondo sua pergunta depois de gastar quase uma hora de vida ouvindo a “oitiva” do ex-Presidente da República (sim, somos uma República e ele é um ex presidente dela).

Caro, é constrangedor numa operação de investigação de corrupção que envolve números de bilhões de dólares, praticamente todos os partidos e todas as lideranças políticas do país um juiz, que não é um juiz é o juiz fazer perguntas baseadas em notícias de jornal sequer assinadas e em depoimentos de pessoas que ele sequer cita o nome…

Depois de dez anos de investigação (sim, some o mensalão com o petrolão) é isso que ele tem?!!! Quem está fazendo quem de bobo? Se o cara é dono do triplex, não se consegue provar. E, mesmo assim, o que se deveria provar é que ele recebeu o triplex como propina!!!! Isto sequer é discutido no depoimento… ainda estão tentando provar que é dele!!! Depois que provarem que é dele terão que provar que foi dado em propina… Uia!!!
….
Agora vamos ao outro lado, menos técnico já que nenhum de nós dois é técnico do assunto…

Não, não acredito em “inocência” nem do Lula nem de nenhum dos envolvidos neste esquema todo, pelo simples fato de que me parece ser impossível haver inocência neste sistema. Inocentes são rapidamente defenestrados. E, como não acredito em hímem moral complacente, não posso acreditar nesta dita “inocência”.

Por isso a questão. O que estamos perseguindo? Uma culpa concreta? O cara recebeu propina pessoalmente, recebeu dinheiro, recebeu imóveis, a ligação entre as duas coisas é direta…. tomou aqui deu ali… Com relação ao Lula em dez anos não vi nada…

Ou uma culpa ética? O cara foi presidente num país onde o público e o privado passaram a não ter limites entre si e a ter uma relação totalmente incestuosa a ponto deles, os usufrutuários do poder, não se saber mais o que é de um e o que é de outro…?
Se é esta, estou procurando quais destes usufrutuários podem ser considerados inocentes…

Mas, num caso ou no outro, não atiro pedra enm fomento ódio. Não considero Lula pior do que os outros.

Valter Caldana

Em tempo: Desde o início da lava-jato que digo que quero-a se ampliando cada vez mais… usando os mesmos métodos em todas as direções e, mais, pergunto por aqui faz tempo se há um único juiz e uma única força tarefa com competência para abrir investigações no Brasil… Por que não se fazem investigações paralelas, se abrem novos casos a partir de denúncias correlatas?

This entry was posted in cotidiano and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta