E que desafio!

“Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”

Fizeram uma questão (tema) bem facinha pois, na verdade, ela foi formulada para o ministro responder… com consulta ao temer.
Reformulo… deve ter alguma coisa muito sofisticada por trás deste tema que eu simplesmente desconheço. A atual equipe do Ministério da Educação deve saber o que fez… 
Talvez, ouso, eles estivessem querendo pedir para os jovens e nem tão jovens escreverem sobre as dificuldades de inserção social, em especial no ambiente escolar, dos portadores de necessidades especiais, dos deficientes em geral e dos surdos em particular… será? Acho que eu dançaria neste ENEM…
No entanto, partindo da ideia de que o tema da redação é sempre uma peça provocativa para que o estudante possa fazer uma redação crítica e analítica a partir de sua própria vivência e seu repertório de vida, mais até do que seu repertório técnico, podemos também entender este tema como uma grande, uma enorme ironia pois o que os jovens mais vêem hoje, principalmente no debate político dos ‘ adultos’ é um espetáculo de surdez…
Ou foi pura auto-censura?
A droga é que vão começar a usar este tipo de coisa para falar mal do ENEM, que é um dos maiores avanços no acesso à universidade no Brasil. Brasil!!!

Valter Caldana

This entry was posted in cotidiano and tagged , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta