O Estado não produz, produz?

Tem se tornado comum pessoas encherem a boca  para repetir como um mantra (mas o fazem como se fosse um argumento científico) que “o Estado não produz nada”. Não são nem um, nem dois.

Pois bem… não vou ser chato a ponto de pedir que definam o que é nada, o que é produzir e o que é Estado em pleno século XXI.

Mas, como somos frequentadores de espaços virtuais mútuos, gostaria de lembrar e pedir sua consideração para o fato de que superamos a era industrial já faz mais de 50 anos!!!…

E que já estamos deixando celeremente para trás a era dos serviços (que por esta definição tampouco nada produzem) para mergulhar na era da informação (que segundo caras como Castells e Eco produz imbecis).

Ok… o Estado nada produz. Os bancos e o sistema financeiro por sua vez produzem… hã… grrr… mmmm…. E as grandes corporações, as seis que são donas de 80% das marcas mundiais? A Nike, a Prada, as casas Bahia, produzem o quê, por este sub texto desta subdefinição de que o Estado não produz nada?

Pô turma, todo mundo que um dia leu Castañeda, Posadas, Paulo Coelho, leu também Alvim Toffler… E deve ter lido a História da Riqueza do Homem e a Riqueza das Nações…

Força turma!!! Vem pro XXI, dizem que apesar das aparências vai ser bem legal!!!

Valter Caldana.

This entry was posted in cotidiano. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta