Tens para pagar?

A folha de hoje traz matéria sobre a tarifa dos ônibus em 2018. Vale a leitura.

E vale se perguntar por que a insistência numa licitação que mantém em boa parte a mesma estrutura de hoje, que responde (e perpetua) uma cidade que já foi, um modelo que já não nos serve, para os próximos 40 anos (20+20).

Sim, há evoluções importantes e boas na nova licitação, nem tudo é ruim sempre. Mas a insistência da prefeitura na manutenção de modelos, metodologias e estruturas arcaicos, obsoletos ou em franco colapso é que é o problema.

Nós somos governados por pessoas que olham para trás, não olham para frente. Enquanto isso perdurar, esta falta de projeto, este sucumbir constante às agruras da realidade, esta mania insuperável de remediar com paliativos, de dar uma melhoradinha para tornar mais suportável por um pouco mais de tempo o insuportável, nada mudará.

Só que, quanto mais tempo nada mudar, mais difícil ficará recuperar o atraso. Nós perdemos, diante de outras capitais do mundo com a mesma importância de São Paulo, 40 anos.
Foram 40 anos insistindo num modelo de urbanização que já não respondia adequadamente às necessidades da sociedade e do sistema econômico, político, social e cultural.

40 anos. Coincidentemente o mesmo prazo desta licitação. Números…

Diga-se de passagem, não se trata de um problema apenas da atual gestão.Esta licitação vem de longe, vem da anterior. E o mesmo mecanismo se viu, por exemplo, com a Lei de Zoneamento. A primeira versão, frustrada, de alteração da Lei veio da gestão anterior à gestão anterior.

Em 2016 não bastaram os alertas feitos, O que temos? Menos de dois anos depois uma Lei que deveria durar 16 anos está sendo remendada e alterada. Por quê? Por que sua alteração foi um ajuste, uma “atualização não traumática” da Lei anterior, que tinha 40 anos de vida. Números…

Preparem-se, os que tenham menos de 40 anos, para mais 40 anos. Aos 55, para ajudar, posso apenas afirmar que 40 anos passam rápido.  :-)

Em tempo: Corrigindo a chamada da matéria, não é o Dória que precisará de mais um bilhão. É você quem está assumindo uma dívida de mais R$1.000.000.000,00 um bilhão a serem pagos em menos de um ano.

Tens para pagar?

Valter Caldana

This entry was posted in cotidiano. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta