PARA DISCUTIR O PADRÃO FIFA DE AEROPORTOS…
E também para entender qual o real impacto da copa em cidades como São Paulo e Rio.
O aeroporto de Cumbica, este injustiçado que ficou abandonado por 30 anos e que de modo irresponsável seguidos governos estaduais e federais não o terminaram, tem um projeto tão bom que está aguentando até hoje… Dos 20 milhões de passageiros/ano previstos, atende 35.000.000 (milhões).
Pois bem… a expectativa de público “extra” para a copa da fifa neste aeroporto não chega a 500.000 passageiros. Diz bom senso que mudanças de escala, de horários de partida e de chegada, poderão minimizar muito o impacto deste contingente (que corresponde a um acréscimo da ordem de 15% do movimento no mês de junho/julho). Tanto é que boa parte das aéreas não vão usar o terminal novo…
Bem, então alguém pode explicar por que a pressa foi o grande motivo alegado para privar São Paulo de um belíssimo e adequado aeroporto – o projeto de Biselli e cia. foi cancelado quando da privatização – desfalcando nossa cidade de um equipamento de padrão internacional (e não fifa) como tem que ser, e nos brindando com um galpão de supermercado travestido de TPS?
Por que a teimosia em não mexer com a base aérea, o que aumenta significativamente o custo de qualquer ampliação?
Fora esta alcunha indigna de “GRU Airport” …
Salve o Aeroporto Internacional André Franco Montoro – Cumbica.
Aeroporto de São Paulo.
Valter Caldana
Concordo em gênero, número e grau, com a observação de que o descaso é exclusivamente federal, através de sua assecla INFRAERO. Outro crime é a ausência (continuada) de uma ligação ferroviária com o centro de São Paulo.