O cérebro, o dedo e o gatilho II

Que coisa, ontem mesmo eu escrevi que este governo era tão truculento que não tinha sequer condições de entender a extensão ética, moral e jurídica do AI-5, se atendo aos aspectos físicos do Ato, que são os direitos conferidos ao Estado de reprimir com violência desmesurada, sequestrar, torturar e matar cidadãos. Ou seja, a resposta deste governo era a Lei do Perdão Preventivo… Só porrada e morte.

Nem seis da manhã e leio que o primeiro ministro alerta a nação, não estão descartados a suspensão e o cancelamento de direitos civis individuais e coletivos, com a edição de um ato institucional como o AI-5. Ou a aprovação de uma lei com o mesmo teor.

Ou seja, me enganei completamente. O primeiro ministro não só entende a extensão do ato, como foi a Nova York avisar de sua breve chegada para solucionar atrasos na agenda de reformas provocados pelos discursos do Lula.

Há anos, no longínquo 2016, escrevi aqui a pergunta: quem abriu a caixa de pandora, conseguirá fechar? E me lembrei de Sobral Pinto.

Estou na fossa…

Valter Caldana

This entry was posted in cotidiano. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta