Hoover Américo

Não está fácil não…
Nos deixou Hoover Américo Sampaio.
Um professor e amigo.

Uma perda irreparável!!!
Um ideólogo da evolução da Faculdade (Arquitetura Mackenzie), sua contribuição para a construção de nossa identidade tem um valor inestimável.

Fui seu colega de disciplina durante anos e tive o privilégio de aprender muito com ele.

Contrastando com suas aparentes características pessoais, sempre muito discreto, foi um arquiteto à frente de seu tempo, em especial no que diz respeito à antevisão das possibilidades de operações e intervenções urbanas de pequeno e médio porte com a utilização inteligente da capacidade de investimento do mercado imobiliário, que perseguimos ainda hoje.

Incompreendido na barafunda ideológica brasileira, teve que esperar anos e anos para ver suas ideias ganharem amplitude e ressonância, muitas vezes creditadas a outros profissionais ou grupos.

Ontem mesmo passei diante de um de seus últimos projetos, já parcialmente demolido para dar lugar a um grande empreendimento imobiliário de uso misto na Avenida Rebouças e pensei muito nele, no quanto ele defendia a ideia de que o mercado imobiliário se organizar para fazer cidade de boa qualidade não custava nada além de boa conversa e bons projetos… Ainda não vimos desta vez, mas este dia chegará, pensei.

Hoover foi um dos artífices da retomada da prática do desenho urbano enquanto atividade essencialmente projetual e na escala urbana e acima de tudo na escala humana.

Reintroduziu seu ensino na sua FAUMack do coração através da então inovadora experiência nos 7º e 8º semestres, que só ocorreu graças à sua capacidade de formulação, tenacidade e perseverança. Além da confiança que passava a nós, seus jovens auxiliares.

A FAUMackenzie perde um de seus mais importantes membros, que ficará eternamente em sua história. A arquitetura e urbanismo paulista e brasileira perdem um de seus mais sensíveis profissionais e formuladores, que se dedicou com prazer e profundidade a três programas especialíssimos: residências, hospitais e igrejas.

E perdemos todos um mestre da profissão, um professor e um amigo leal e solidário. Além de um incomparável contador de histórias e piadas.

Hoover certamente vai em paz e nós sentiremos muitas saudades.

Valter Caldana

This entry was posted in cotidiano. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta