Subversão

ou quem é o subversivo e
subverte o que para que e quem

.
Acho que não há nesta cidade pessoa que insista mais na necessidade de tirar os cobradores dos ônibus do que eu. Já enfrentei debates acalorados sobre o tema.

Eu sou a favor da eliminação da cobrança dentro dos veículos por um conjunto simples de motivos… aumenta a eficiência do sistema pois acelera o embarque, aumenta o conforto do passageiro, pois sobra mais espaço interno e cria a possibilidade de lay-outs mais racionais e generosos e aumenta a lucratividade por viagem pois cabe mais gente em cada ônibus rodando.

Para que isso aconteça, os atuais cobradores não precisam perder o emprego. Podem ser deslocados para outras funções, em especial bilheteiros fixos em pontos de venda específicos espalhados pela rede de pontos de ônibus e podem, também, ser fiscais móveis, como ocorre um inúmeras cidades espalhadas pelo mundo.

Pois bem. Hoje entro num ônibus que já circula sem o cobrador. Como? Do mesmo jeitinho… com catraca, mesinha e cadeira. Só não tem o infeliz que era cobrador e perdeu o emprego, certamente.

Ou seja, subverte-se completamente a lógica, a sensatez e a técnica para cortar um posto de trabalho sem oferecer nada em troca.

Parece que o nome disto é gestão.
Sou do tempo da administração.

Valter Caldana

This entry was posted in cotidiano. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta