Feliz 2050

Cada vez mais brasileiros, segundo a imprensa e institutos de pesquisa, estão utilizando restos de madeira e papel para fazer fogo em suas residências para aquecer água, cozinhar e banhar.

Diante deste tipo de coisa, que parecia distante mas que não é nenhuma novidade por aqui, nós, 50tões, 50tonas, 60tões e 60tonas, não temos dois direitos, que a vida já consumiu.

. Fingir que não sabemos.
. Não contar o que se sabemos.

Por exemplo, não temos o direito de fingir que não sabemos que tudo explodiu, que ainda vai piorar bem mais e que vai demorar muito, mas muito mesmo para reconstruir o país (em outras bases).

Tampouco temos o direito de não avisar isso aos mais jovens, em especial 30/40tões e 30/40tonas, alertando, no entanto, que se é verdade que vão ter muito trabalho, lá adiante haverá um outro período de avanço. Espera-se que, se aprenderem com nossos erros e acertos, mais sólido e duradouro.

Quantitativamente, podemos dizer que a turma de 1946 segurou a onda 18 anos. Nós, a turma de 1985, seguramos 30 anos, quase o dobro. Quem sabe a próxima turma  conseguirá segurar 50 anos, talvez 60 …

Bem, tudo isso para dizer que o réveillon de 2050 tem tudo para ser maravilhoso!

Valter Caldana

This entry was posted in cotidiano. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta