Quem topa?


2016

Da série Propostas para o Prefeito
Eu não ia contar, mas vou contar…
Se bem observada, a reforma das marginais realizada pelo prefeito Serra, que custou mais de um bilhão de dólares fora as pontes “estaiadas” (o grande Prof. Figueiredo Ferraz deve rolar no túmulo…. pobre engenharia nacional) foi toda desenhada para ser pedagiada.
que ninguém tem coragem de cobrar pedágio urbano e que eu saiba só o Cândido tem coragem de defender em público.
Pois bem, já que o Prefeito Dória parece ter lido Maquiavel (apenas) – o mal se faz de uma única vez, o bem aos pouquinhos – sugiro então que ele aproveite sua onda de votos e libere a velocidade na pista esquerda (como falei em post recente), pedagiando-a. Resolve uma série de problemas simultaneamente e os que cria, enclausura na esquerda… (kkkk)
Pedagia-la-á* Prefeito?
…..
* Assim como há controvérsias quanto a eficácia do uso do instrumento (pedágio urbano), há controvérsias quanto ao modo de conjugar o verbo “pedagiar”.

2022

A ideia é, (do rio para a cidade), enfim, alargar a margem, fazer finalmente o parque urbano, fazer a maldita pista expressa com velocidade livre e assistência médica e socorro pagos pedagiada (nem tão caro), e urbanizar as pistas restantes, transformando-a em avenidas/bulevares (arborizados, etc…) na escala urbana e as pistas mais próximas da cidade para transportes públicos (inclui taxis) e a última, que é a primeira, colocar toda a mobilidade doce, suave, amigável e os cidadão (também chamamos de pedestres), em áreas com mobiliário, sombras, informações, serviços e etc. Aí vem a cidade edificada. Usos mistos plenos.
É tanta área para o mercado imobiliário construir que dá para uns 20 anos… dá ate para abrir o mercado e ser liberal de verdade (brincadeirinha…)
Já falamos, fizemos workshops, tfgs, artigos, textos, entrevistas….
Para se ter uma ideia, propusemos isto há exatos 25 anos, em1998.
Lá, quando fui consultor do concurso IAB das marginais já propunha a criação da agência (um authority) para cuidar e urbanizar a marginais.
É simples mesmo.
Entendeu, ou quer que desenhe?
Topas?
____________
Em tempo:
Este é um dos motivos pela minha profunda melancolia pela catástrofe que foi o desfecho da negociação do campo de marte e a privatização, como encaminhada, do complexo Anhembi. Nos condenam a sermos apenas o que somos, daí para menos.

Valter Caldana

This entry was posted in cotidiano. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta