O ciclo de ataques jocosos ao ministro da fazenda no sentido de criar crise e desestabilizar a situação serve para demonstrar uma coisa, mais uma vez, que se sabe há décadas… No presidente nada cola.
Até semana passada a inflação ia disparar e a economia explodir por conta da língua solta do presidente cobrando a baixa dos juros e dizendo que a dívida social tem que ser paga tanto quanto a dívida publica. Não colou. A inflação não subiu (baixou um cadinho), o PIB deu um pulinho para cima e a popularidade do gajo cresceu. Crise passada.
Então, do nada, a internet é tomada por uma tempestade de memes e piadas com o ministro da fazenda e seu gosto apurado por taxas e impostos… Crise à vista (ou a prazo, com IOF?)
O fato é que enquanto lidarmos com nossos problemas cotidianos e ataques à nossa estabilidade baseados na força de presidentes carismáticos ou na capacidade de ministros mais cartesianos que aristotélicos, estaremos melhor do que com invasão de prédio público, tropa na rua e tiro na orelha.
Afinal, os nossos tiros são, costumeiramente , no pé.
Valter Caldana