Solução Integrada, cadê você?

Soluções criadas no passado foram, um dia, decisões do presente.
Como as que tomamos hoje…
Talvez a água tenha começado a faltar antes do que imaginamos.
Nestes tempos de Plano Diretor novinho em folha e início das discussões dos planos setoriais, vale a lembrança de que nos anos 1970, mais precisamente entre 1973 e 1975, logo depois da elaboração do PDDI* (Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado), e do PMDI (Plano Metropolitano de Desenvolvimento Integrado) houve uma disputa técnica entre a chamada “SOLUÇÃO INTEGRADA” e outra, chamada “SANEGRAN”.
A solução integrada, mais simples, previa retornar o Pinheiros ao curso natural, a utilização de infra-estrutura de tratamento já existente, usar a gravidade para levar o esgoto até o tratamento e, de complicado, um túnel sob a cantareira para que o esgoto fosse tratado em Pirapora, para depois retornar ao Tietê (mais ou menos lá onde hoje tem aquela espuma linda), e fora da influência do abastecimento de água.
A Solução Integrada, do engenheiro Nelson Nucci, entre outros, foi abandonada em 1975 e substitída pelo SaneGran, muito mais cara e que prometia resolver o problema de esgoto de 90% da população da Região Metropolitana até o “longínquo” ano 2000.
O SaneGran, ao contrário da Solução Integrada que usava a gravidade, previa a construção de três mega estações de tratamento (Suzano, Barueri e ABC), usinas elevatórias e bombeamentos constantes.
No início dos anos 1980, no governo Montoro, houve uma tentativa de retomada de aspectos da Solução Integrada, mas já era tarde. Muito já havia sido gasto.
Enfim, vale a pena conhecer um pouco mais a fundo as duas soluções e entender por que temos tanta gente sem esgoto e por que estamos sem água…
De qualquer modo, não se trata aqui de ficar com lamúrias por uma decisão tomada, mas sim de refletir sobre como, em nossa história recente, as decisões foram construídas, privilegiando sempre as grandes obras, as grandes intervenções mais ligadas à auto-afirmação de regimes e governos e ao privilégio de grupos de interesse específicos que ao espírito público ou à solução de problemas reais.
E reafirmar que é hora de mudar estes critérios.

Valter Caldana

* PDDI, Plano Diretor que gerou o Zoneamento de 1972, que produziu a cidade que vamos agora, com muito esforço, tornar mais humana.

This entry was posted in cotidiano and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.