Uma ideia (rápida) para festejar o aniversário de São Paulo

E se fizéssemos um parque linear central e contínuo, de implantação rapidíssima e sem muita polêmica, baratíssimo, na cidade?

Pois bem, este Parque existe e tem duas hipóteses de implantação.

Uma é na sequência da Avenida Mário de Andrade, a Auro de Moura Andrade e sua continuação recém aberta, indo até a a avenida Pompeia.

Imagine comigo… Uma área larga, começando ali na Amaral Gurgel/General Olímpio da Silveira (só que sob o minhocão), cruzando a Avenida Pacaembu, passando por um Memorial da América Latina sem aquelas gradinhas ridículas e indignas, com suas esplanadas abertas (vamos plantar árvores, mais árvores?), logo depois uma estação intermodal à disposição, para trazer gente da cidade toda, que festa!

Depois, seguindo, ainda temos mais áreas largas e abertas, passamos por um shopping (um bom apelo, se quisermos sensibilizar e trazer para uma vida saudável um outro grupo de paulistanos importantes, os confinados). Vamos em frente, temos a casa das caldeiras, a ser melhor aproveitada pela população e chegamos lá na ponta com a Arena Internacional do nosso glorioso e primeiro Campeão Mundial a Academia Sociedade Esportiva Palmeiras, outro shopping (mais confinados a conquistar!) e culminamos o trajeto, sem nenhuma interrupção, neste verdadeiro monumento a tudo o que desejamos de bom, o SESC Pompéia!

Tudo isso sem farol, pedestrianizado, com VLT (bonde), espaços de eventos, crianças, velhinhos, skaters, artistas… Seria bom? Seria possível? Os usuários do Parque Minhocão também topariam? Você toparia? O Prefeito toparia? Os vereadores topariam?

Mas, vejamos, para facilitar e sermos mais rápidos e eficientes (paulistanos) ainda.

E se isso acontecer do outro lado da linha, na Gustav Willi Borghof, rua semi abandonada e larga, confortável, com várias áreas livres e esplanadas, terrenos vazios, de fácil acesso?

Vamos lutar pelo seu fechamento imediato e sua transformação em parque urbano?

Este parque, na Borghof, nos mesmos moldes do que se propõe para o minhocão, ou seja a ocupação de uma extensa área asfáltica e a instalação de vegetação e mobiliário urbano temporário para que após a ocupação plena se possa ir implantando as estruturas definitivas aos poucos, pode ser feito hoje ao custo da tinta da caneta gasta pela assinatura do Prefeito Haddad acrescido do custo de uma folha de papel a4 impressa com o decreto.

Se a implantação perene de uma área de lazer suspensa e confinada no minhocão tem sido bem aceita por parcela significativa da sociedade e não é uma inspiração miniatura do high line como dizem seus defensores e, tampouco é uma alavanca imobiliária, como acusam alguns de seus detratores (eu não acredito nisso, pois como tal seria ineficiente), então vamos lutar pelo parque urbano central já, e não aos pedaços, aos poucos.

Assim como disse o artista sobre o minhocão, este parque urbano central está lá, está pronto. E nele será possível PLANTAR árvores, não apenas colocar árvores.

Vamos juntos lutar pela sua conquista, pela sua abertura? Dá para fazer já, não precisa esperar 16 a 20 anos! E ele pode ficar aberto a semana inteira, sem limites e sem contra-argumentações, sequer viárias.

Fica o convite, somamos esforços, criamos o parque central que todos queremos e, de quebra, somamos mais esforços pela demolição do minhocão e pela melhoria da qualidade de vida da cidade inteira!

PARABÉNS SÃO PAULO, VIVA SÃO PAULO, FELIZ ANIVERSÁRIO!

Valter Caldana

This entry was posted in cotidiano and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta