Google + vs. Facebook

Em tempo recorde  a rede social do Google, o Google + atingiu 10 milhões de usuários. Falta muito para os 750 milhões do Facebook e os 300 milhões do Twitter, mas a velocidade dos “primeiros 10 milhões” surpreendeu os mais otimistas.

O Google tem uma grande vantagem, ele lança uma rede social contando com um arsenal digital de primeira magnitude: o site de busca Google, o YouTube, o navegador Google Chrome, a plataforma de e-mails/serviços Gmail e etc e etc etc. A empresa tem também caixa ($$$) para investir em aplicativos, jogos e outros itens que podem potencializar (rechear) essa nova rede social. A rede Google+ também traz uma funcionalidade nova, o Circles, com ela o usuário pode escolher com quem compartilhar determinada mensagem, no Facebook quando você publica no seu mural não se pode escolher um círculo específico dos amigos.

No entanto, mesmo com todo esse arsenal, o Google + tem uma desvantagem, o Facebook já tem um alcance considerável (é o terceiro “país” do mundo) e  existe um custo de transição entre uma rede e outra, e existe um custo de estar em muitas redes ao mesmo tempo. Assim sendo, o Google + precisará de muitas dezenas de milhões para realmente ameaçar o Facebook.

Não faço prognóstico para o vencedor, mas será uma das “batalhas” de negócios mais interessantes dos próximos anos. Para o Google, a batalha mexe com seu prestígio, para o Facebook mexe diretamente com sua sobrevivência!

Google+ Tops 10 Million Users, Confirms CEO Larry Page (Revista Wired)

Google+ quer ser você você online (Link – Estadão)

This entry was posted in cotidiano, economia and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

One Response to Google + vs. Facebook

  1. Felipe Braz says:

    Atualmente as redes sociais fazem da rotina de todos. Acredito que o gigante Google foi brilhante em tentar implantar o +. A facilidade em manipular todos seus gadgets onlines em uma única plataforma é surpreendente. Por outro lado Zuckerberg já provou que é possível ameaçar seu rival uma vez (vide orkut). Até que provem o contrário esta briga sempre trará benefícios para seus usuários.Meu maior receio é cada vez mais tornar algo produtivo e sadio em grandes favelas virtuais.

    Redes sociais usadas com inteligência = Sucesso!

Deixe uma resposta