Crise e empobrecimento de países desenvolvidos

Desde 2008, a crise afetou os países desenvolvidos “em cheio”. A revista The Economist apresenta o grau de empobrecimento de economias fortes, como EUA, França e Inglaterra, constatando que o PIB per capita caiu e ainda não dá sinais de retorno, a belle époque ficou para trás…

Enquanto a China e a Índia auferiram um crescimento de PIB per capita de 35% e 22% (desde o final de 2007) os EUA e Europa tiveram quedas bruscas e mais bruscas ainda se comparadas a uma projeção da taxa de crescimento entre 1997 e 2007, ou seja, 2008, 2009, 2010 e 2011, formam um período de inflexão, uma mudança brusca que empobreceu a população de economias fortes e consolidadas.

No gráfico abaixo, por exemplo, a Grã Bretanha aparece mais “pobre” per capita em 13%, considerando o nível de riqueza compatível com a tendência pré-crise (1997 – 2007), a conclusão é que o impacto foi profundo e que esses países vão demorar muitos anos para recuperar o quadro anterior a 2008. Mais grave ainda é constatar que 13% é o empobrecimento médio e que parte da população teve uma queda de renda ainda maior.

Which of the big rich economies has fared best and worst during the crisis?

This entry was posted in economia, geral and tagged , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta