Cansado de planos estratégicos que nunca atingem os seus resultados ?

Gostaria de compartilhar e recomendar a leitura de um livro que reflete sobre uma nova teoria de liderança e execução baseado na prática, demonstrando como cumprir metas e fazer as coisas acontecerem, afinal um plano muito bem elaborado não tem nenhuma valia se não conseguirmos implementá-lo. O Livro chama-se “execution” de Larry Bossidy, executivo americano com longa carreira na General Eletric e AlliedSignal entre outras empresas e Ram Charan, consultor indiano de CEO´s e altos executivos. O livro transcorre com uma forma e linguagem direta sobre a execução de planos de negócios ancorados em 3 elementos chaves – as pessoas, a estratégia e as operações.

Hoje em dia é fundamental reavaliar a execução dentro de um novo cenário mundial, onde muitos países e mercados terão ritmos de crescimento diferenciados, a concorrência será cada vez mais agressiva, os governos assumirão novos papeis em suas economias e ambiente de negócios e o gerenciamento de riscos será crucial, identificando e controlando os riscos em todos os níveis do negócio, incluindo riscos políticos e econômicos locais e globais.

Os autores destacam os sete comportamentos essenciais para uma boa execução:

1-      Conheça seu pessoal e sua empresa

2-      Insista no realismo

3-      Estabeleça metas e prioridades claras

4-      Conclua o que foi planejado

5-      Recompense quem faz

6-      Amplie as habilidades das pessoas pela orientação

7-      Conheça a si próprio

Segundo os autores, o hardware de um computador é inútil sem o software. Da mesma forma, numa organização, o Hardware (estratégia e estrutura) é inerte sem o software (Crenças e comportamentos). As ideias e ferramentas sobre mudança cultural são vagas e desconectadas da realidade estratégica e operacional. Para mudar a cultura de um negocio você precisa de um conjunto de processos – mecanismos operacionais sociais – que mude as crenças e o comportamento das pessoas de forma a torná-las mais diretamente ligadas aos resultados finais. A configuração da estrutura obviamente é importante, mas é o software que integra a organização num todo unificado e sincronizado. O hardware e o software combinados criam os relacionamentos sociais, as normas de comportamento, os relacionamentos de poder, os fluxos de informação e os fluxos de decisão.

A sincronização é essencial para a excelência na execução e para energizar a corporação. A sincronização significa que todas as partes da organização têm premissas comuns.

Pessoas com grande motivação para vencer, com energia e entusiasmo para executar muitas vezes serão mais essenciais do que outras com educação privilegiada, assim como é fundamental você nunca terminar uma conversa sem fazer um resumo das ações que devem ser realizadas, deixando claro quem quando e como cada uma das ações será feita.

O acompanhamento e a pedra fundamental da execução. Todos os lideres que são bons em execução acompanham tudo ate o final religiosamente. O processo de estratégia define aonde um negócio quer ir, e o processo de pessoal definem quem vai fazer o negocio chegar lá. O plano operacional indica o caminho para as pessoas.

This entry was posted in geral. Bookmark the permalink.

One Response to Cansado de planos estratégicos que nunca atingem os seus resultados ?

  1. Fabiano says:

    Wagner!
    muito oportuna sua sugestão de leitura. Os nomes citados são realmente consensos mundiais no assunto.
    Importante leitura para qualquer profissional de qualquer área. Trabalhar com produtos e pessoas independe da área de atuação e é atemporal.

Deixe uma resposta