O foco é o Brasil.

Não interessa, ou não deveria interessar, para o debate deste momento por que passa o Brasil o que o PT ou o governo do PT/PMDB fizeram ou deixaram de fazer.

Há dois anos, desde o início da campanha eleitoral de 2014 que coloco a mesma pergunta. Qual a proposta alternativa? Cadê a formulação? Cadê o programa? Não o do PT, o outro…

Acordemos, nossos problemas começaram no dia em que o PT se serviu do discurso de Mario Covas para escrever a carta aos brasileiros e a partir de então passou a ditar a pauta do país, em especial a pauta do PSDB que passou a ser meramente reagente, que ficou apoplético e deixou de formular, de propor, se limitando a um ridículo mimimi improdutivo e desfocado, talvez já contaminado por excesso de anos de convício com o PFL/DEM e o próprio PMDB.

O partido, catatônica, se limitou a empoderar uma segunda geração, a nossa, que infelizmente está a anos luz do espírito público, da competência política e da honestidade de propósitos da primeira geração (montoro, covas, fhc, richa, tasso, gregori, sergião ,,,).

Uma segunda geração encabeçada por alkimin, aécio e richa (filho), que triste… A própria passagem do partido pelo governo, também aliado ao PMDB (aliás, o governo era deles e o PSDB “herdou” a presidência) deixou marcas profundas de mudança de comportamento em grandes lideranças como o próprio fhc, serra e aloysio. Isto culminou com um partido a reboque do DEM e, mais recentemente, pautado pelo PT e conduzido pelo cunha!!

Temos que aprender a discutir política, justiça (social e formal), desenvolvimento, soberania, cultura, economia, habitação, saúde, segurança sem ser uma reação à agenda do PT. Chega de falar do pt para propor seja lá o que for. Cadê o programa? O exemplo a ser dado ao Brasil é o atual governo de São Paulo?

Montoro salvou o Brasil da debacle completa na primeira metade da década de 80 com um governo ágil, inteligente, aberto a todos os matizes e desenvolvimentista. Fortalecimento da máquina pública, ação franca e honesta em todos os campos, política de primeiro nível, ética, investimentos inteligentes e com grande espírito público, equilíbrio orçamentário, no que foi seguido por Covas que pegou SP quebrado pela dupla de governadores do pmdb, em especial fleury, de onde saiu temer… São Paulo crescia para ajudar a amortecer o despencar brasileiro…

E hoje? Quanto da crise econômica brasileira se deve à paralisação econômica de SP? Que exemplo nosso estado está dando ao Brasil? Que alternativas, como paulistas, estamos mostrando?

Vamos discutir Política, chega de discutir o PT.
Do PT, neste momento, só que quero possam terminar em paz seu governo, com oposição fazendo oposição ao governo no Congresso, propondo. E que continuem colaborando com as investigações de corrupção como têm feito, dando pano para manga.

Quero votar em uma boa proposta para o Brasil em 2018 em 2018, não em 2016. Em 2016 quero discutir a cidade, quero discutir Sampa, pois alguma coisa acontece nos nossos corações!

Valter Caldana

This entry was posted in cotidiano and tagged , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta