Locação social, o caminho da solução.

O Estadão traz hoje matéria sobre locação social, favorável no corpo do texto mas com uma manchete estranha, falando em casa emprestada. Leia aqui.

Seja como for, o importante é destacar que a Locação Social é o caminho mais eficiente para tratar o gave problema da Habitação nas grandes cidades, onde o preço da terra é um impeditivo para a implantação adequada das políticas públicas tradicionais.

Sair da armadilha da transferência de propriedade, da operação convencional de compra e venda é fundamental para que se consiga elevar a qualidade dos projetos, das obras, da localização, enfim, da qualidade de vida dos cidadãos que irão usufruir diretamente desta política pública.

Ao invés de subsidiar a fundo perdido habitações que dificilmente cumprirão sua função social no médio e no longo prazo, a locação social permite ao poder público manejar a política habitacional com maior eficiência e menor custo total.

Sem contar que, associada à cota de solidariedade aprovada no Plano Diretor, abre as portas para que se viabilize um novo tipo de participação da iniciativa privada neste mercado, como já ocorre há décadas em Paris, Londres e Nova York, por exemplo.

Valter Caldana.

This entry was posted in cotidiano and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta