Quem perde, ganha?

Na linha do ganha e perde, fico me perguntando: será que o Aécio percebeu que é, até o momento, o único derrotado nesta confusão toda que ele em parte (só em parte, pois o grosso quem armou mesmo foi o governo) ajudou a armar ao não aceitar o resultado das eleições?

Senão, vejamos:

Dilma: Fique ou saia, ganha. Se ficar, ganhou, se sair, sairá como vítima, como uma presidente que deixou combater a corrupção, que enfrentou os juros abusivos, que privilegiou setores produtivos da indústria e do agronegócio e por eles foi abandonada, que enfrentou os políticos e por isso foi por eles defenestrada. Para a História, ganhou.

Lula. Este, nem se fala. Se Dilma fica, ganhou. Se Dilma sai, ganhou pois em qualquer caso foi recolocado no protagonismo do processo político quando já estava a caminho do pijama, num sítio que não é dele, cuidando de uma doença que não tem. Ganha, em qualquer caso, por ser o candidato líder de intenções de voto ainda hoje. E, se for pego pela lava a jato ainda é capaz de ganhar pois também terá a chance de ir para a História como foi Getúlio, um bandido para seus inimigos e, já para o povo, um herói traído e perseguido.

Serra: Só ganhou. A sorte lhe sorri novamente. Na pior das hipóteses para ele, se Dilma fica, ressurge como o grande líder da oposição e da centro direita no Brasil. O único com envergadura para ser presidente por este amplo segmento social em 2018. Se Dilma cai, ganha e vai para o governo preparar a sua candidatura.

Mesmo Temer ainda não perdeu pois, por óbvio, se Dilma cai, ganhou. Este, está disputando. Pode até perder, mas se perder, não será como Aécio, simplesmente colocado fora do jogo. Terá perdido disputando (a seu modo).

Já Aécio: perdeu a eleição, perdeu o comando da oposição, perdeu o comando do partido e pior, a meu ver, decepcionou seus companheiros e colegas de geração.

Valter Caldana

This entry was posted in cotidiano and tagged , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta