Constituinte Já, cada vez mais.

Quanto à Constituinte, vamos lá, de novo:

Com este sistema vigente, sobretudo em função da estrutura partidária e do pacto federativo que concentra a arrecadação e a distribuição de recursos orçamentários será impossível termos uma eleição plena de legitimidade.

Por outro lado, não temos como fazer todas as reformas necessárias preliminarmente justamente com estes que têm origem viciada pelo sistema corrompido, nesta ou em qualquer outra legislatura…

Veja os exemplos recentes, apenas três deles:

Transformaram três reformas fundamentais em verdadeiros atentados lesa pátria: pec do fim do mundo, previdência e reforma política.

Numa, só se atém a questões de caixa e fluxo, noutra, nem preciso dizer, não passam nem perto do fundamental (novas origens e novos destinos dos recursos) e na terceira um senhor bem humorado propõe voto em lista fechada…

Para complicar, os três poderes estão absolutamente fora do eixo de suas atribuições históricas e filosóficas, sobrevivendo à base de interpretações cada vez mais fantasiosas da Constituição vigente para tornar tudo sempre “legal e constitucional”. Sim, mas boa parte do que se faz hoje é imoral!!

Das relações temer gilmar às nomeações do alexandre, do renan peitando o supremo – ainda bem? – ao ministério de improbos… enfim. O que se vê são apenas manobras de sobrevivência, de ganhar tempo à espera de uma cura milagrosa (o acordão, de novo, como sempre) para as chagas purulentas e os males mortais. Parece que desta vez está mais difícil…

O ódio que o PT despertou naqueles que ele traiu serviu de combustível para a queimada destinada a incinerá-lo. Incinerado aquele, no entanto, parece que os ventos mudaram e a chama agora ameaça engolir o ateador, flagrado nu no meio da plantação. Este é um acidente extremamente comum no campo, na cultura canavieira… por isso o ateador tem que ser um cara muito qualificado. Vários morrem por safra.

Bem, somado isto tudo e mais um pouco, no meu entender a hora é de dialogar com o povo, diretamente, propor e selar um novo pacto, pois o diálogo com estes aí vai acabar se dando via baioneta calada…

Valter Caldana

This entry was posted in cotidiano and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta