Cães contemplados

ou como fazer um imbroglio que só o melhor amigo entende

Uma de minhas curiosidades há anos, décadas, é a dificuldade que agentes de Estado e homens públicos têm na formulação de políticas públicas eficientes.

O caso dos parques em São Paulo virou uma galhofa.

O prefeito, o breve, anuncia que em 90 dias todos os parques estariam privatizados… depois não é bem assim, serão objeto de concessão. Mas por 35!!!!! anos. Mas também não são todos. Mas ainda assim anuncia que a prefeitura não tem verba para a manutenção de nenhum, por isso precisa provatizar todos.

Aí privatiza o mais bacanão, o mais querido, o Ibirapuera por valores irrisórios, ainda que insista que não tem dinheiro para manter os parques e que por isso vale a pena vender (concessionar) os parques por qualquer dinheiro….

Aí, imprime dinheiro na forma de TDC – transferência do direito de construir e compra !!! uma área nobre central para fazer um novo parque zero km… A mesma prefeitura que diz não ter dinheiro para manter parques e que precisa vender por qualquer dinheiro o Ibirapuera….

Aí, não contente ou sossegada, anuncia a construção de outro parque em cima de um viaduto, este com preço, 38 milhões…

E anuncia o projeto do parque que vai construir por (???) na área que ela pagou mais de 100 milhões, com um cachorródromo, fundamental na área, mas cujo parque deve ter algum custo de obra e manutenção para a prefeitura que anunciou que não tem dinheiro nem para manter parques, nem paredes verdes, nem as paredes da 23 de maio e nem as bases do SAMU, que não são verdes, são cor de abóbora mas se tem socialista no nome é de esquerda e se tem abóbora no nome é vegetal e vegetal é verde então tem a ver co este assunto sim…

E que privatiza (não!!! concessiona por 35 anos para uma empreiteira) o parque bacanão da cidade que ela também não pode manter pois somos lumpens, somos uma cidades de miseráveis que não têm o direito de ter um parque para se orgulhar e chamar de seu…

Ah! mas espera aí… tem o parque no viaduto e o parque na augusta que serão públicos. ué, mas tem dinheiro para a construção e a manutenção destes dois? E os outros?

Nestes momentos olho para o alto e prostrado agradeço por não ser mais aluno… eu não conseguiria entender esta matéria.

Valter Caldana

This entry was posted in cotidiano. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta