Tolerância zero?

ou como a incapacidade cognitiva e
a má vontade de aprender
são letais para os vivos

Há nem mesmo um mês a Rede Nossa São Paulo divulgou no mapa da desigualdade que praticamente 80% da cidade não possui equipamentos culturais e de lazer públicos acessíveis, sobretudo aos jovens.

Os governos cortam e contingenciam fortemente verbas para cultura, considerando-a sempre ação perfunctória e desnecessária. Desperdício.

Segundo o governo do estado, a rede física escolar encontra-se ociosa (!!!???), com salas de aula vazias, o que justificaria o fechamento de salas e escolas (que mais se parecem presídios, tal a quantidade de grades de ferro e trancas). Ao mesmo tempo os programas de educação e ensino em tempo integral não prosperam, são ínfimos, e programas como o escola da família e escola aberta são suprimidos. Monitores são dispensados.

Nove jovens, entre eles uma criança, morrem em circunstâncias inexplicáveis em uma também mal explicada ação policial durante uma atividade cultural e de lazer pública em um bairro pobre da cidade.

…,
A incapacidade de cognição reinante é tamanha que não há a menor chance destas quatro assertivas serem relacionadas entre si e o gosto de sangue na boca da sociedade é tanto que a discussão que se coloca, a começar pela fala do comandante da tropa, o governador, é toda voltada para questões de segurança e repressão.

Falar o quê? Discutir o quê? Fazer o quê?

Valter Caldana

This entry was posted in cotidiano. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta