ANDOU !!-3

Já que estou falando de assuntos específicos aqui neste espaço, o que não é meu hábito, vale explicar o motivo do júbilo, já que muitos podem não estar entendendo.
As Diretrizes Curriculares Nacionais são o documento mais importante na organização e definição do patamar de qualidade do do ensino de graduação no país. No caso da AU, as atuais, em vigência, de 2010, são bem fraquinhas. Desde 1994 (a primeira) foram abrindo mão das conquistas e de patamares e instrumentos que já estavam consolidados e , bem… chegou-se à versão de 2010.
Em 2019 escolas e professores finalizaram uma nova versão de DCN para propor ao MEC.
Fruto de um debate amplo e nacional, realizado inclusive com o apoio técnico, político e financeiro do CAU Brasil, uma vez finalizadas em 2019 o documento de então possui lacunas importantes, mas é inegavelmente superior às atuais, de 2010.
No entanto, mesmo depois do amplo processo, elas foram colocadas em compasso de espera pelos responsáveis e não foram encaminhadas ao MEC, “aguardando um momento político mais propício”, seja lá o que isso queira dizer… E desde que assumimos o mandato de Conselheiro Federal insistíamos que era necessário levar as DCN ao MEC, processo natural.
Nesta semana que passou, foram finalmente encaminhadas ao MEC, como solicitávamos. Isto, claro, não garante nada. Ou melhor, garante ao menos que agora, três anos depois, vamos poder finalmente, passar a discutir as DCN onde há a possibilidade de isto gerar efeitos.

Valter Caldana

This entry was posted in cotidiano. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta